A gestão administrativa e financeira de um empreendimento imobiliário é sempre desafiadora. O ciclo de um imóvel entre aprovação de projeto e entrega pode levar de 7 a 10 anos, demandando um esforço de diversas áreas.
Da gestão de sócios e investidores até o controle financeiro da carteira e inadimplências, contar com parceiros na jornada de administrar um projeto imobiliário é essencial, ainda mais em se tratando de incorporadoras de pequeno porte.
No artigo de hoje vamos apresentar o case do Angatu, empreendimento que contou com a administração da UNI Gestão de Negócios, para garantir eficiência e lucratividade em todas as etapas do projeto, acompanhe.
Conheça o Angatu
Localizado a 10 min de Maceió, o Angatu é constituído por lotes a partir de 240m2 com paisagismo assinado por Benedito Abud e com dois lagos logo na entrada do condomínio, que compõem uma paisagem deslumbrante.
Além de toda a infraestrutura elétrica, asfaltamento e esgoto, a área de lazer do empreendimento foi pensada para proporcionar momentos de lazer e diversão para seus futuros moradores. Isso inclui academia, salão de festas, churrasqueiras e muito mais.
O empreendimento que é da Taboada Incorporadora foi entregue oficialmente em agosto de 2024, com quase 100% das unidades vendidas.
Nosso parceiro nesta empreitada
A Taboada Incorporadora é uma empresa consolidada no setor de incorporação imobiliária, fundada em 2004 por Luiz Paulo Taboada, corretor de imóveis e empresário com visão estratégica para o mercado. Em 2007, Luiz Henrique Taboada, administrador de empresas formado e mestre pela FGV, ingressou na sociedade, trazendo sua ampla experiência no setor imobiliário, iniciada em 1997 na Cipesa Engenharia, uma das maiores construtoras do Brasil.
Com foco em excelência e inovação, a empresa implementou modelos de gestão certificados pelas normas ISO 9000 e ISO 14001, além de auditoria externa independente conduzida pela Ernst & Young, garantindo altos padrões de qualidade e sustentabilidade.
Ao longo dos anos, a Taboada Incorporadora expandiu sua atuação para diferentes estados brasileiros, estruturando e prospectando negócios no Ceará, Pernambuco, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, entre outros, mantendo seu compromisso com o desenvolvimento de empreendimentos de alto padrão e inovação no mercado imobiliário.
E para fazer parte dessa expansão, contou com o trabalho da UNI, como veremos a seguir.
O desafio da Taboada
A Taboada é uma incorporadora com estrutura enxuta. Em essência, são somente 5 colaboradores fixos e as demais demandas são atendidas por parceiros estratégicos.
Este é o caso da UNI, que desde o início do projeto administrou o Angatu nas perspectivas financeira, administrativa, contábil, apoiando a gestão entre sócios e investidores, além de apoiar o comercial na etapa de vendas das unidades.
Sem apoio nas frente de gestão, o sócio não teria tempo para cuidar de sua atividade essencial: gerar negócios. Essa é uma perspectiva comum para pequenas incorporadoras e construtoras, que acabam tendo seus líderes presos em atividades operacionais ao invés de focar no estratégico.
Sem se preocupar com a gestão administrativa, o Luiz conseguia negociar melhor com fornecedores, ver novos negócios e identificar oportunidades de mercado, ampliando sua atuação.
Um dos principais pontos destacados pelo Luiz durante uma entrevista para o podcast Conversas Únicas foi sobre a importância de ter apoio na gestão administrativa e financeira, afinal, gerenciar sócios e investidores requer uma transparência gigantesca.
Você pode ver em detalhes nossa conversa assistindo o vídeo disponível no YouTube.
O papel da Uni na gestão financeira e administrativa
A gestão de empreendimentos imobiliários requer inúmeras atividades. E aqui a expertise da UNI se destaca, afinal, por meio de nossa abordagem ÚNIca, atuamos em todas as etapas do projeto, da pré-obra até a gestão de carteira.
Abaixo, você confere em detalhes como foi a atuação da UNI no projeto Angatu, da Taboada Incorporadora.
Pré-obra
Nesta fase, damos apoio à liderança na consolidação de documentos para aprovação do projeto junto aos órgãos públicos. Também realizamos uma importante etapa que ajuda a garantir maior rentabilidade no projeto, trata-se da análise de viabilidade econômica e financeira.
Ainda nesta fase, é hora de arrumar a casa para atrair bons investidores para o projeto e cuidar da preparação para o lançamento – deixando a estrutura de propostas e contratos pronta para o início das vendas.
Obra
A fase de obras inclui diversos processos. Começamos aqui com o apoio ao comercial. Nosso time fica responsável por rodar os contratos de compra e venda e iniciar uma fase que perdura até anos depois da entrega, que é a gestão de carteira.
Cuidamos do contas a pagar e receber, fazendo a conciliação diária e cobrança dos clientes quando necessário, de forma proativa e rápida.
Auxiliamos no controle dos contratos com prestadores de serviço e empreiteiros, além de fazer as apurações contábeis garantindo eficiência tributária para o empreendimento.
Acompanhamos o fluxo de caixa e garantimos que os recursos estejam disponíveis de acordo com cada avanço no cronograma de obras.
Além disso, deixamos a carteira de recebíveis do empreendimento preparada para a securitização, garantindo que a incorporadora possa buscar boas alternativas de crédito para impulsionar o fluxo de caixa.
Já na reta final, nosso time foi responsável dentro do projeto Angatu, pela orientação dos clientes quanto à quitação de suas unidades, aliando as necessidades de caixa da incorporadora com o desejo e planejamento dos clientes.
Cuidamos da burocracia para as quitações com recursos próprios, bem como do processo de financiamento direto com a Incorporadora. Além disso, orientamos os clientes que optaram pelo financiamento bancário sobre as melhores taxas e ofertas dos bancos públicos e privados.
Pós-obra
Muita gente acredita que o trabalho administrativo e financeiro se encerra com a entrega do empreendimento, mas isso não é verdade.
Se levarmos em conta a parcela de clientes que opta pelo financiamento direto com a incorporadora ou construtora, ainda são muitos anos de relacionamento e cuidado com a saúde financeira da carteira de recebíveis.
A parceria que sua incorporadora precisa para crescer.
Para crescer no competitivo mercado imobiliário é essencial contar com bons parceiros.
A UNI é especialista neste mercado e com expertise administrativa e financeira de mais de 20 anos, ajuda incorporadoras de todo o Brasil a obterem a máxima eficiência financeira através de sua gestão séria e comprometida.
Analisar dados, empregar tecnologia e mitigar riscos financeiros e trabalhistas é o que torna a UNI a parceira ideal para apoiar seu empreendimento.
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