O lançamento de um prédio, condomínio de lotes ou casas passa por diversas etapas. Não dar a devida atenção a cada uma delas pode levar a erros que impactam negativamente o lançamento do empreendimento imobiliário.
Desde a burocracia de aprovação dos projetos junto aos órgãos públicos até a falta de planejamento financeiro, são muitos os detalhes que precisam ser considerados antes que um empreendimento seja de fato comercializado.
Negligenciar alguns deles pode causar prejuízos financeiros sérios e, em casos mais graves, até mesmo a falência da incorporadora.
Se você quer entender mais sobre as etapas e o planejamento necessários para evitar erros no lançamento de um empreendimento, continue lendo.
Planejamento financeiro para lançamento imobiliário
Parece óbvio dizer isso, mas para qualquer lançamento de empreendimento imobiliário é necessário um planejamento financeiro extenso e completo.
Vale ressaltar que o planejamento deve abranger as diversas etapas da obra, como pré-obra, sustentação e pós-obra.
Os custos de pré-obra incluem valores relacionados à aprovação do projeto, como certidões, documentação e diligências.
Mas não para por aí. Esses custos também englobam pesquisa de mercado, represamento, confecção de materiais de vendas como folders e panfletos, construção de decorado ou Plantão de Vendas (PDV) e o planejamento do lançamento.
Na fase de lançamento, temos os custos de marketing, de obra, como a compra de materiais; o custo de pessoas e os relacionados a infraestrutura de vendas.
Como você pode perceber, há diversos custos relacionados ao lançamento de um empreendimento, e esse ponto pode levar ao primeiro erro em lançamentos.
1º Erro: Falta de Planejamento Financeiro adequado
Como você pôde perceber no tópico anterior, o planejamento financeiro é peça-chave para garantir o sucesso do seu lançamento imobiliário.
Além dos custos mencionados, é importante se preparar para os investimentos. De onde virão os recursos para a construção? Preciso buscar funding?
A falta de recursos pode resultar em atrasos no início do projeto e até mesmo comprometer a entrega aos clientes.
Imagine uma incorporadora que inicia um projeto de lançamento sem uma reserva financeira adequada para cobrir os custos iniciais, como aprovação de projetos e campanhas de marketing.
Essa falta de preparação pode levar a atrasos e dificuldades financeiras que podem comprometer o andamento do projeto.
Por exemplo, o investimento em materiais de marketing e a construção de um estande de vendas são vitais para atrair potenciais compradores. Se esses aspectos não forem considerados antecipadamente, a falta de visibilidade e de uma apresentação adequada pode reduzir significativamente o interesse pelo empreendimento.
Qualquer incorporadora, terrenista ou construtora precisa investir tempo e esforço na estruturação financeira para garantir a solidez do seu projeto.
2º Erro: Não analisar o Mercado
Mesmo ressaltando que a pesquisa de mercado deve ser prevista no planejamento financeiro, muitas incorporadoras falham nessa etapa.
A falta de análise de mercado pode levar a erros na definição do produto imobiliário, o que pode afetar a demanda e a competitividade do empreendimento.
Considere este exemplo: Suponha que uma incorporadora decida construir um condomínio de alto padrão em uma área onde a maioria dos compradores potenciais busca imóveis de médio padrão.
Sem uma pesquisa de mercado adequada, o projeto pode não atrair o público desejado, resultando em baixa demanda e vendas insatisfatórias.
Exemplo prático: Um caso recente envolveu um projeto que, ao ignorar a análise do perfil socioeconômico da região, teve que reduzir seus preços de venda e oferecer incentivos significativos para atrair compradores, impactando negativamente a rentabilidade.
3º Erro: Não cumprir com leis e regulamentos
Acredite se quiser, mas muitos empreendimentos atrasam o início ou a conclusão das obras por falta de conformidade com normas e leis.
O próprio processo de aprovação de um empreendimento demanda muito tempo e esforço. É necessário estar atento a uma série de leis, como o zoneamento da cidade, as leis ambientais, entre outras.
Veja um exemplo: Considere um projeto que enfrenta problemas devido à falta de licenças adequadas e aprovações ambientais. Se a incorporadora não garantir a conformidade com as normas de zoneamento e regulamentações ambientais, pode enfrentar paralisações nas obras e custos adicionais para resolver as questões legais.
Em um caso específico, um empreendimento sofreu um atraso de seis meses devido à necessidade de readequar o projeto às exigências ambientais, resultando em aumento dos custos e impacto na entrega para os compradores.
Mas engana-se quem acredita que o cuidado para por aí. Até mesmo para obter financiamento em bancos ou com fundos de investimento, é necessário que o incorporador apresente a documentação comprovando a conformidade do empreendimento.
Existe, inclusive, um aspecto importante sobre leis e regulamentos que diz respeito aos recursos utilizados na construção: o regime de Patrimônio de Afetação. Se você quer entender mais sobre esse tema, veja este conteúdo do blog.
A regularização e obtenção de licenças são etapas críticas. A não conformidade pode acarretar multas, embargos e atrasos prejudiciais, por isso, não deve ser negligenciada.
Conclusão
Os erros apontados no texto podem ter impactos significativos no desempenho, na imagem e na competitividade dos empreendimentos imobiliários.
Ficar atento a todos esses detalhes pode ser desafiador para incorporadoras menores, mas isso não significa que você precisa fazer tudo sozinho.
A UNI Gestão de Negócios é especialista em gestão financeira e contábil para o mercado imobiliário. Além de elaborar o planejamento financeiro e a viabilidade econômica do empreendimento, a Uni é responsável por todas as etapas da obra, auxiliando na parte burocrática pré-obra, na gestão de recebíveis e contratos durante a obra, e realizando a gestão de carteira no pós-obra.
Ter especialistas ao seu lado cuidando da parte financeira contribui para que você tenha acesso a indicadores relevantes do seu negócio, relatórios atualizados e documentação correta para buscar funding para seus projetos.
Além de auxiliar na tomada de decisões baseadas em dados, contar com o apoio de profissionais especializados no seu mercado contribui para uma gestão eficiente dos recursos e maior controle da inadimplência.
Se você quiser mais informações sobre como a Uni pode dar suporte ao crescimento do seu empreendimento, mande uma mensagem.