Não se pode negar que a inadimplência é um dos principais problemas enfrentados por empresas de diversos portes e segmentos, especialmente pela construção. Neste sentido, ter uma boa gestão de carteira pode ser decisivo para combater esse problema e manter o fluxo de caixa em dia.
O INCC-M acumula alta de 4,84% nos últimos 12 meses, impulsionada pelos aumentos nos preços do aço, da madeira e nos custos com mão de obra. Além disso, o Brasil enfrenta um cenário de inadimplência crescente, com mais de 72 milhões de brasileiros nessa situação, segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas, produzido pelo Serasa.
Diante dos sucessivos aumentos no setor da construção e do aumento no número de inadimplentes, a gestão de recebíveis torna-se essencial para as construtoras que desejam manter suas finanças equilibradas em 2024.
Se você quer entender melhor esse cenário e como garantir uma gestão eficaz da carteira de clientes, continue acompanhando este artigo.
Identificando os motivos da inadimplência
A inadimplência na carteira de clientes pode ocorrer por diversos motivos. Para gerenciar essa situação de forma eficiente, é fundamental identificar as causas. Confira abaixo algumas delas:
Dificuldades financeiras pessoais: situações como desemprego, queda de renda, problemas de saúde ou imprevistos podem impedir os clientes de cumprir suas obrigações financeiras.
Desatenção aos prazos: em muitos casos, os clientes podem simplesmente esquecer ou negligenciar as datas de pagamento, o que ocasiona a inadimplência.
Insatisfação com o produto ou serviço: o não pagamento pode ser uma forma de o cliente demonstrar insatisfação com o serviço recebido ou o produto adquirido.
Comunicação ineficaz: a ausência de uma comunicação clara entre a empresa e o cliente pode gerar dificuldades no entendimento dos prazos e condições de pagamento.
Desconhecimento das consequências da inadimplência: alguns clientes não compreendem completamente os impactos negativos de deixar de pagar, o que contribui para a inadimplência.
Ao entender os fatores que levam à inadimplência, é possível implementar estratégias mais eficazes para reduzir o problema.
Eficiência na Gestão de Carteira para o Combate à inadimplência
Como visto no tópico anterior, a comunicação ineficaz e o desconhecimento do cliente sobre as consequências da inadimplência podem ser a causa dos problemas relacionados ao tema.
No dia a dia corrido de uma pequena construtora, é comum que poucas pessoas acumulem diversas funções, o que resulta em tempo limitado para gerenciar de forma eficiente a carteira de recebíveis. Isso faz com que o acompanhamento proativo dos clientes seja frequentemente negligenciado.
No entanto, ao aplicar algumas técnicas e ajustar processos, é possível melhorar significativamente os níveis de inadimplência na empresa. Confira a seguir.
Implemente uma régua de cobrança
Muitos clientes podem ser devedores ocasionais, que simplesmente esquecem a data de vencimento de seus compromissos. Ao implementar uma régua de cobrança com lembretes antes do vencimento, no dia do vencimento e logo nos primeiros dias após vencido, é possível auxiliar o cliente a quitar sua dívida.
O envio do boleto ou a reafirmação do método de pagamento também pode gerar ótimos resultados na gestão da inadimplência. Diversificar os canais de contato, como e-mail, telefone, SMS e WhatsApp, pode acelerar o sucesso na cobrança.
Automatize processos manuais
O uso de ferramentas automatizadas de gestão de recebíveis melhora o controle sobre as cobranças, envia lembretes automáticos e realiza o acompanhamento em tempo real, diminuindo a margem de erro humano e acelerando as respostas para casos de inadimplência.
Seja flexível na negociação
Identificou um cliente inadimplente? Entre em contato para negociar.
Oferecer soluções ao cliente para quitação do débito, como estender prazos, parcelar a dívida, dar desconto na multa ou juros ou ainda oferecer outra forma de pagamento que atenda a necessidade do cliente pode ajudar o cliente a quitar seu débito mais rapidamente.
Além disso, sua construtora estará conquistando a fidelidade do cliente e prevenindo a tomada de medidas mais drásticas de cobrança.
Melhore seus processos de análise de crédito
A análise de crédito de um cliente pode ser determinante para prevenir casos de inadimplência.
O monitoramento dos números em tempo real, bem como a identificação de problemas no processo podem indicar que é hora de fazer uma revisão das suas políticas de crédito.
Tornar o processo mais rigoroso e até mesmo bloquear o crédito para determinados tipos de clientes pode prevenir dores de cabeça futuras.
Contrate um especialista
Se sua equipe é enxuta e não consegue dar conta de gerir de maneira estratégica e eficiente a carteira de recebíveis da sua construtora, considere terceirizar este serviço.
Ao contratar um BPO financeiro você desonera seu time de atividades operacionais e garante um especializado orientado à gestão da sua carteira de recebíveis.
Conclusão
Uma gestão eficiente da carteira de recebíveis aumenta a previsibilidade financeira, fortalece o relacionamento com clientes e facilita a implementação de estratégias preventivas e corretivas. Isso reduz o risco de inadimplência, garantindo um fluxo de caixa mais saudável.
Ao negligenciar os processos de cobrança, sua construtora pode comprometer o fluxo de caixa e gerar prejuízos financeiros a longo prazo. Contratar uma empresa especializada, que entenda as particularidades do seu mercado, pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso dos seus projetos imobiliários.
A Uni Gestão de Negócios é especialista em gestão financeira e contábil para o setor imobiliário, oferecendo uma gestão estratégica da carteira de clientes. Além de gerenciar os recebimentos, entradas de caixa e enviar lembretes de pagamento, a UNI atua de forma proativa na cobrança dos clientes, facilitando negociações conforme as políticas da sua empresa.
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